A gestão pedagógica, é a parte mais importante e significativa da gestão escolar, pois cuida da área educativa. Estabelece objetivos para o ensino, define as linhas de atuação, em função dos objetivos e do perfil da comunidade e dos alunos. Propõe metas a serem seguidas, elabora os conteúdos, acompanha e avalia o rendimento das propostas pedagógicas.
O diretor é o grande articulador da gestão pedagógica.
A gestão administrativa cuida da parte física ( o prédio, os equipamentos, materiais) e da parte institucional ( lesgislação escolar, direitos e deveres, atividades da secretaria).
A gestão de recursos humanos são os alunos, equipe escolar, comunidade, constitui a parte mais sensível de toda a gestão.
Sem dúvidas lidar com pessoas, mantê-las trabalhando satisfeitas, rendendo em suas atividades, contornar os problemas e questões de relacionamento faz da gestão de recursos humanos ter sua grande importância em toda a formulação educacional que se pretende dar consecução na escola.
As escolas são, organizações e nelas se sobressai a interação entre pessoas, para a promoção da formação humana. De fato, a instituição escolar caracteriza-se por ser um sistema de relações humanas e sociais. Segundo Paro(1996, p.180) a administração escolar pode ser vista, tanto na teoria como na prática, como dois campos que se interpenetram: a racionalização do trabalho e a coordenação de esforços coletivo.
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